Na época das navegações vários instrumentos eram necessários para se localizar, localizavam pelas estrelas do céu, pelas constelações e principalmente pela bússola pelo fato desta sempre apontar para o norte, mas por que será que a bússola sempre aponta para o norte, como será que ela funciona?
A bússola foi inventada pelos chineses, chegou a Europa pelos árabes, ela foi a ferramenta que possibilitou a descoberta da América, os europeus descobriram observando as estrelas a declinação magnética, ou seja, o pólo sul magnético do planeta que é para onde se aponta a bússola não é exatamente o pólo norte há uma pequena diferença cerca de 10 graus leste, repare que o pólo sul magnético fica no polo norte do planeta, em quanto que o polo norte magnético do planeta fica no pólo sul.
A bússola funciona a partir de algumas propriedades dos metais e do campo magnético terrestre, ela consiste de uma agulha magnetizada suspensa pelo seu centro de gravidade, que sempre aponta para o norte- sul pelo fato do norte da agulha seguir o sul magnético que fica no norte do planeta e o sul da agulha para o norte magnético pelo fato dos opostos se atrairem.
Pelo fato da bússola ser magnetizada e ela apontar sempre para o norte pelo fato do pólo sul magnético atrair o pólo norte da agulha, esta pode sofrer interferências, por exemplo, fios de alta tensão podem fazer com que a agulha aponte em suas direções ou até mesmo grandes objetos de ferro podem fazer com que isso aconteça.
A bússola foi muito importante e ela como percebemos funciona a partir do campo magnético terrestre é como se a terra fosse um grande imã e é muito importante para a localização, pelo que vimos os elementos necessários para se fazer uma bússola são simples, será que você é capaz de fazer uma, vale a pena tentar, é bem simples.
Oi, tô retribuindo a visita. Realmente o seu blog é mt bonito e informativo. Estou no google friend connect. Grande abraço !
ResponderExcluirhttp://umaverdadeconveniente.blogspot.com