Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

sábado, 2 de abril de 2011

Poemas em aula de Física


MANUEL BANDEIRA

Fim de tarde.
No céu plúmbeo
A Lua baça
Paira
Muito cosmograficamente
Satélite.
Desmetaforizada,
Desmitificada,
Despojada do velho segredo de melancolia,
Não é agora o golfão de cismas,
O astro dos loucos e dos enamorados.
Mas tão-somente
Satélite.
Ah Lua deste fim de tarde,
Demissionária de atribuições românticas,
Sem show para as disponibilidades sentimentais!
Fatigado de mais-valia,
Gosto de ti assim:
Coisa em si,
- Satélite.

           No poema acima “Satélite” de Manuel Bandeira ele escreve sobre a lua e nos da uma ferramenta para a utilização de literatura no ensino de física. A interdisciplina é muito buscada hoje e se diz muito a respeito disso, mas ela não pode ser confundida.
       Na interdisciplina apesar de se trabalhar juntos os professores de áreas diferentes se respeitam e trabalham com o mesmo tema fazendo com que o aluno aprenda para a vida e não simplesmente para o vestibular ou alguma prova.
      Com o poema acima mostramos que é possível utilizar literatura em física trabalhando com esse poema podemos abordar o que é um satélite, quais suas características, porque o autor diz que a lua foi desmistificada, pois a conhecemos, ajudando os alunos a conhece La também.
      Podemos abordar as fases da lua,  explicar sua órbita entorno da terra, explicar que apesar dela estar sempre em queda livre por que ela nunca caí, poderíamos falar dos satélites que nós colocamos em órbita, conceitos como velocidade escape para se colocar um satélite em órbita.
     Tudo isso mostra que é possível trabalhar física com outras disciplinas e até mesmo com a arte e talvez essa seja uma ferramenta muito boa para fazer com que alunos que não gostem de física aprendam ao menos um pouco para a vida e não apenas fórmulas que serão esquecidas pouco depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Link