Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A que distância de mim caiu este raio?

Em dias de chuvas muito fortes, sempre nos assustamos com os raios, depois do relâmpago quando escutamos o barulho do trovão muitos dão aquele pulo na cadeira e dizem que pareceu tão perto, mas será que realmente estava perto, como saber qual a distância daquele raio até nós.
Se estivermos em um lugar fechado, onde não é possível enxergar a luz do relâmpago quando escutamos o barulho do trovão, com certeza, já não corremos perigo algum e neste caso não teríamos como saber a que distância de nós este raio caiu, porém se enxergarmos o relâmpago já seria possível dizer.
Se estivermos em um lugar aberto onde enxergamos o que está acontecendo, se ao cair o relâmpago nós começarmos a contar os segundos, saberemos dizer quanto tempo levou para que o som do relâmpago chegasse até nós, ou seja, a única forma de não dar tempo de contar é se ele caiu em sua cabeça, quanto menos tempo passar mais perto este raio caiu de você.
Já sabemos que quanto mais perto mais rápido o som chega, mas qual a distância que ele caiu de nós, calcular isso é muito fácil, sabemos que distancia é igual ao tempo gasto multiplicado pela velocidade, isso é intuitivo se andarmos rápido gastamos menos tempo para realizar um percurso, se andarmos devagar gastamos mais tempo, portanto a única coisa que precisamos saber é qual a velocidade do som.
A velocidade do som depende de qual meio ele está propagando, na água essa velocidade chega a 1450m/s, no ar que é o nosso caso a velocidade do som é de 340m/s, com isso fica fácil saber qual distância o raio caiu é só contar quanto tempo se passou, quantos segundos a partir do momento em que enxergamos o relâmpago até o momento em que escutamos o som, pegamos este tempo  multiplicamos por 340m/s e sabemos a que distância em metros o raio caiu de nós.
Portanto sempre que escutar o barulho de um trovão não precisa preocupar, com certeza, o raio não vai te atingir, pois ele caiu a uma distância considerável de você, e a partir de agora sempre que ver um relâmpago se quiser saber a distância dele de você é só contar os segundos e multiplicar pela velocidade do som, muito fácil em e nada de susto a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Link