Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Globo da morte, qual o risco?

                Um tipo de Show que se vê muito é o globo da morte, a maioria das pessoas ficam impressionadas quando percebem que os motoqueiros ficam de cabeça para baixo correndo um grande risco de cair, dizemos que eles são loucos, sem juízos, mas será que realmente estão correndo algum perigo?
                O detalhe mais importante no globo da morte é a sincronia, pelo fato de entrar na maioria das vezes quatro ou cinco motoqueiros dentro e ficarem rodando eles tem que tomar o maior cuidado para não colidirem e caírem, pois assim eles machucariam, mas e a chance deles caírem de ponta no chão será que é muito grande.
                O que pode influenciar se eles irão cair da parte de cima do globo ou não são as leis da física, e estas nos dão uma grande garantia do que irá acontecer nos podendo informar se a pessoa irá cair ou não. Para entender o que acontece temos que falar um pouquinho sobre força, quando um corpo está no ponto mais alto do globo nele há três tipos de força, a força peso que puxe ele para baixo, a força normal também para baixo e a força centrípeta.
                Para que o motoqueiro não caia é necessário que a soma das três forças de zero, quando ele passa no mínimo da velocidade necessária a força normal é zero, pois ele praticamente perde o contato, então para que ele não caia é necessário que a força centrípeta seja igual à força peso.
                A força peso é muito conhecida e fácil de calcular, ela é dada pela nossa massa multiplicada pela aceleração da gravidade, e a força centrípeta é a massa vezes a aceleração centrípeta como está igualando as duas, percebemos que não depende da massa, então para a pessoa não cair à aceleração centrípeta tem que ser igual à aceleração da gravidade.
                A aceleração centrípeta depende da velocidade da moto e do raio do movimento circular, que é o movimento dentro do globo, exatamente ela é a velocidade ao quadrado dividido pelo raio, isto tem que ser igual à gravidade, ou seja, se a moto estiver com uma velocidade igual à raiz quadrada do raio do globo vezes a aceleração da gravidade não há perigo nenhum do motoqueiro cair.
                Portanto, dentro de um globo da morte há maior risco de acidente se os motoqueiros não estiverem exatamente sincronizados e assim se colidem e caiam, do que eles caírem por ficarem de ponta cabeça, se na próxima ver que ver um globo da morte você confiar na física pode ficar tranqüilo que ao fazer a acobracia ele não irá cair do ponto, mas alto do globo a única coisa que ele corre o risco é de colidir com outro motoqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Link