Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

sábado, 2 de abril de 2011

Obras de Arte no Ensino de Física



“O tempo é impensável sem o espaço, dizem cada um dos meus quadros. Meus relógios moles não são apenas uma imagem fantasista e poética do real, mas esta visão (...) é, com efeito, uma definição mais perfeita de tempo-espaço, que as mais altas especulações matemáticas possam dar” (DALÍ, 1976).


     Falamos sobre a discussão de física a partir de um poema, agora vamos falar de obras de arte  que foram inspiradas em teorias físicas. Um grande pintor que tem muitos quadros inspirados na ciência é Salvador Dalí o quadro da figura a cima é um exemplo, ele está relacionado à teoria da relatividade restrita.
    Na teoria da relatividade Einstein mudou nossa idéia sobre os conceitos de tempo e espaço, pelo fato de a velocidade da luz ser sempre constante independente do referencial faz com que o espaço e o tempo sejam relativos, pois se mudarmos o referencial eles podem mudar, mas isso não é observado no cotidiano. Isto faz com que duas coisas que acontecem ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes, o que chamamos de simultâneo, possa ser simultâneo para um observador e não ser para outro.
     O quadro representa estes fatos observados na relatividade, o tempo é representado a partir de três relógios simbolizando passado, presente e futuro, porém estes são maleáveis, macios, flexíveis parecendo fluir pela superfície. Esta maneira de desenhar os relógios é para representar a dilatação do tempo presente na teoria da relatividade restrita.
      O espaço ele representa pelas pedras, árvores e montanha. As figuras (espaço) em primeiro plano estão relacionadas de alguma forma com os relógios (tempo), isso porque na teoria da relatividade eles se combinam formando a quarta dimensão, ou seja, uma dilatação do tempo implica uma contração do espaço, idéia essa representada pela plasticidade da figura central.
     O fato dos relógios não marcarem a mesma hora representa o fato que segundo a relatividade dois eventos podem ser observados como acontecendo ao mesmo tempo ou em instantes diferentes, dependendo apenas do referencial adotado para a observação a este conceito da se o nome de conceito de não simultaneidade.
    Portanto, este quadro nos mostra de uma maneira bem diferente a relatividade, nos deixando uma grande oportunidade para trabalhar em salas de aula, é uma maneira que pode e muito facilitar a compreensão dos alunos ou pode dar uma dinâmica a mais para que os alunos gostem mais de física. Com estes aspectos que apontei alguém tem dúvida de que uma obra de arte pode ajudar no ensino de física? 

Um comentário:

  1. A vida e tudo que nela a sao como moeda, um objeto dois lados e a arte e um dos lado a fisica o outro, concordo que uma obra de arte pode sim ajudar ou insinar fisica, matematica, filosofia, e outras cositas mais.
    A.A.H

    ResponderExcluir

Seguidores

Link