“O tempo é impensável sem o espaço, dizem cada um dos meus quadros. Meus relógios moles não são apenas uma imagem fantasista e poética do real, mas esta visão (...) é, com efeito, uma definição mais perfeita de tempo-espaço, que as mais altas especulações matemáticas possam dar” (DALÍ, 1976).
Falamos sobre a discussão de física a partir de um poema, agora vamos falar de obras de arte que foram inspiradas em teorias físicas. Um grande pintor que tem muitos quadros inspirados na ciência é Salvador Dalí o quadro da figura a cima é um exemplo, ele está relacionado à teoria da relatividade restrita.
Na teoria da relatividade Einstein mudou nossa idéia sobre os conceitos de tempo e espaço, pelo fato de a velocidade da luz ser sempre constante independente do referencial faz com que o espaço e o tempo sejam relativos, pois se mudarmos o referencial eles podem mudar, mas isso não é observado no cotidiano. Isto faz com que duas coisas que acontecem ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes, o que chamamos de simultâneo, possa ser simultâneo para um observador e não ser para outro.
O quadro representa estes fatos observados na relatividade, o tempo é representado a partir de três relógios simbolizando passado, presente e futuro, porém estes são maleáveis, macios, flexíveis parecendo fluir pela superfície. Esta maneira de desenhar os relógios é para representar a dilatação do tempo presente na teoria da relatividade restrita.
O espaço ele representa pelas pedras, árvores e montanha. As figuras (espaço) em primeiro plano estão relacionadas de alguma forma com os relógios (tempo), isso porque na teoria da relatividade eles se combinam formando a quarta dimensão, ou seja, uma dilatação do tempo implica uma contração do espaço, idéia essa representada pela plasticidade da figura central.
O fato dos relógios não marcarem a mesma hora representa o fato que segundo a relatividade dois eventos podem ser observados como acontecendo ao mesmo tempo ou em instantes diferentes, dependendo apenas do referencial adotado para a observação a este conceito da se o nome de conceito de não simultaneidade.
Portanto, este quadro nos mostra de uma maneira bem diferente a relatividade, nos deixando uma grande oportunidade para trabalhar em salas de aula, é uma maneira que pode e muito facilitar a compreensão dos alunos ou pode dar uma dinâmica a mais para que os alunos gostem mais de física. Com estes aspectos que apontei alguém tem dúvida de que uma obra de arte pode ajudar no ensino de física?
A vida e tudo que nela a sao como moeda, um objeto dois lados e a arte e um dos lado a fisica o outro, concordo que uma obra de arte pode sim ajudar ou insinar fisica, matematica, filosofia, e outras cositas mais.
ResponderExcluirA.A.H