Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

sábado, 2 de abril de 2011

Água quente congela mais rápido do que água fria


     O verão está chegando e com isso queremos aproveitar o calor e ir para praias, piscinas, tomar sorvete, picolé. Percebemos que esta faltando picolés para venderem em todos os locais que vamos então temos a feliz idéia de vender picolés.
    Aproveitamos isto para fazer um dinheiro a mais e para isso temos um frízer em casa e vamos fazer os picolés á base de água e para ganhar da concorrência precisamos que os picolés fiquem prontos antes dos deles, pois eles também não têm para vender naquele momento.
    Como não sabemos como ganhar tempo resolvemos chamar alguém que conheça um pouco de transferência de calor para nos ajudar e neste momento aparece a física e ela nos diz para colocar o liquido que irá se tornar picolé para esquentar em uma panela e nós apesar de assustados colocamos, pois foi a física quem mandou.
Pensamos que isso vai nos atrasar, mas colocamos e quando atingiu uma temperatura de 50 graus, nós colocamos o liquido na forminha e levamos ao frízer e quando ficou pronto saímos para vender pensando que a concorrência já estaria vendendo. Então percebemos que o picolé deles ainda não estava pronto que havíamos terminado primeiro.  
       Para descobrir o que aconteceu entramos na internet e pesquisamos sobre e então descobrimos o Efeito Mpemba que nos diz que água a uma temperatura mais quente congela mais rápido do que a água na temperatura ambiente. Descobrimos que este efeito foi descoberto por Erasmo Mpemba na Tanzânia em 1969 quando ele fazia um trabalho de escola e que por coincidência era fazer geladinho (picolé).
      E pesquisando sobre descobrimos também que isso acontece apenas em algumas condições e que não é regra para todos os tipos de liquido além de depender do material que ele está envolvido e outras condições e que não havia uma lei física ou química que explicasse isso, mas que poderíamos fazer essa experiência em casa quando fossemos fazer gelo era só colocar água quente na metade da forminha e água á temperatura normal na outra metade e perceberíamos que esse efeito realmente acontece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Link