Que tal conversar com alguém em tempo real e tirar sua dúvida, este blog te da esta opção só entrar na página Dúvidas e terá lousa para escrever, com opção de diálogo, tem uma lousa em flash, está longe de seus amigos e quer estudar junto é só entrar aqui e terão uma lousa. Se quiserem aulas ou tirar dúvidas só entrar em contato.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Será que estamos realizando muito trabalho?

Muitas pessoas que trabalham em supermercados, lojas de construções, em serviços que carregam as coisas, sempre dizem estar cansados por terem realizado muito trabalho, mas fisicamente pensando será que esta pessoa realizou algum trabalho, em qual situação ela realizaria trabalho.
Temos a idéia de que trabalho sempre acontece quando realizamos uma força, mas fisicamente falando não é assim, para se realizar trabalho na física depende da força, do deslocamento e de um ângulo entre eles. Trabalho para a física é T=f.d.cos(teta) ou seja é a força vezes a distancia percorrida vezes o ângulo entre a força e o deslocamento.
Agora já sabemos o que é trabalho, podemos então pensar ser se estamos realizando muito trabalho ou não, uma pessoa que carrega um peso no ombro e caminha para frente esta realizando trabalho? Vamos pensar nisto levando em conta a nossa fórmula, se você está carregando um peso, você esta fazendo uma força na vertical e como você caminha para frente o deslocamento é na horizontal, pelo fato de a força e o deslocamento estarem fazendo um ângulo de 90 graus o nosso coseno dá zero, portanto o nosso trabalho é zero, mas será que sempre carregamos algo não estamos realizando trabalho.
Será que conseguimos imaginar uma situação onde carregamos algo e nosso trabalho não é zero, se pensarmos um pouco podemos achar uma situação, imagine você esta subindo um plano inclinado nesse caso a a nossa força continuará sendo na vertical, mas o deslocamento não estará fazendo 90 graus com á vertical e portanto estaremos realizando trabalho.
Então, pelo que vimos se a pessoa trabalha em um lugar onde ela sobe uma rampa ela realiza trabalho, mas se ela trabalhou em um lugar que faz um plano com a horizontal, ela não esta cansada por realizar muito trabalho, afinal ela não realizou trabalho algum. Isso nos mostra que alguns conceitos físicos tem significado diferentes daqueles que utilizamos no nosso dia-a-dia  

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Globo da morte, qual o risco?

                Um tipo de Show que se vê muito é o globo da morte, a maioria das pessoas ficam impressionadas quando percebem que os motoqueiros ficam de cabeça para baixo correndo um grande risco de cair, dizemos que eles são loucos, sem juízos, mas será que realmente estão correndo algum perigo?
                O detalhe mais importante no globo da morte é a sincronia, pelo fato de entrar na maioria das vezes quatro ou cinco motoqueiros dentro e ficarem rodando eles tem que tomar o maior cuidado para não colidirem e caírem, pois assim eles machucariam, mas e a chance deles caírem de ponta no chão será que é muito grande.
                O que pode influenciar se eles irão cair da parte de cima do globo ou não são as leis da física, e estas nos dão uma grande garantia do que irá acontecer nos podendo informar se a pessoa irá cair ou não. Para entender o que acontece temos que falar um pouquinho sobre força, quando um corpo está no ponto mais alto do globo nele há três tipos de força, a força peso que puxe ele para baixo, a força normal também para baixo e a força centrípeta.
                Para que o motoqueiro não caia é necessário que a soma das três forças de zero, quando ele passa no mínimo da velocidade necessária a força normal é zero, pois ele praticamente perde o contato, então para que ele não caia é necessário que a força centrípeta seja igual à força peso.
                A força peso é muito conhecida e fácil de calcular, ela é dada pela nossa massa multiplicada pela aceleração da gravidade, e a força centrípeta é a massa vezes a aceleração centrípeta como está igualando as duas, percebemos que não depende da massa, então para a pessoa não cair à aceleração centrípeta tem que ser igual à aceleração da gravidade.
                A aceleração centrípeta depende da velocidade da moto e do raio do movimento circular, que é o movimento dentro do globo, exatamente ela é a velocidade ao quadrado dividido pelo raio, isto tem que ser igual à gravidade, ou seja, se a moto estiver com uma velocidade igual à raiz quadrada do raio do globo vezes a aceleração da gravidade não há perigo nenhum do motoqueiro cair.
                Portanto, dentro de um globo da morte há maior risco de acidente se os motoqueiros não estiverem exatamente sincronizados e assim se colidem e caiam, do que eles caírem por ficarem de ponta cabeça, se na próxima ver que ver um globo da morte você confiar na física pode ficar tranqüilo que ao fazer a acobracia ele não irá cair do ponto, mas alto do globo a única coisa que ele corre o risco é de colidir com outro motoqueiro.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Como Uma Bússola Funciona?

          Na época das navegações vários instrumentos eram necessários para se localizar, localizavam pelas estrelas do céu, pelas constelações e principalmente pela bússola pelo fato desta sempre apontar para o norte, mas por que será que a bússola sempre aponta para o norte, como será que ela funciona?
            A bússola foi inventada  pelos chineses,  chegou a Europa pelos árabes, ela foi a ferramenta que possibilitou a descoberta da América, os europeus descobriram observando  as estrelas a declinação magnética, ou seja,  o pólo sul magnético do planeta que é para onde se aponta a bússola não é exatamente o pólo norte há uma pequena diferença cerca de 10 graus leste, repare que o pólo sul magnético fica no polo norte do planeta, em quanto que o polo norte magnético do planeta fica no pólo sul.
            A bússola funciona a partir de algumas propriedades dos metais e do campo magnético terrestre,  ela consiste de uma agulha magnetizada suspensa pelo seu centro de gravidade,  que sempre aponta para o norte- sul  pelo fato do norte da agulha seguir o sul magnético que fica no norte do planeta e o sul da agulha para o norte magnético pelo fato dos opostos se atrairem.
            Pelo fato da bússola ser magnetizada e ela apontar sempre para o  norte pelo fato do pólo sul magnético atrair o pólo norte da agulha, esta pode sofrer interferências, por exemplo, fios de alta tensão podem fazer com que a agulha aponte em suas direções ou até mesmo grandes objetos de ferro podem fazer com que isso aconteça.
            A bússola foi muito importante e ela como percebemos funciona a partir do campo magnético terrestre é como se a terra fosse um grande imã e é muito importante para a localização, pelo que vimos os elementos necessários para se fazer uma bússola são simples, será que você é capaz de fazer uma, vale a pena tentar, é bem simples.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A que distância de mim caiu este raio?

Em dias de chuvas muito fortes, sempre nos assustamos com os raios, depois do relâmpago quando escutamos o barulho do trovão muitos dão aquele pulo na cadeira e dizem que pareceu tão perto, mas será que realmente estava perto, como saber qual a distância daquele raio até nós.
Se estivermos em um lugar fechado, onde não é possível enxergar a luz do relâmpago quando escutamos o barulho do trovão, com certeza, já não corremos perigo algum e neste caso não teríamos como saber a que distância de nós este raio caiu, porém se enxergarmos o relâmpago já seria possível dizer.
Se estivermos em um lugar aberto onde enxergamos o que está acontecendo, se ao cair o relâmpago nós começarmos a contar os segundos, saberemos dizer quanto tempo levou para que o som do relâmpago chegasse até nós, ou seja, a única forma de não dar tempo de contar é se ele caiu em sua cabeça, quanto menos tempo passar mais perto este raio caiu de você.
Já sabemos que quanto mais perto mais rápido o som chega, mas qual a distância que ele caiu de nós, calcular isso é muito fácil, sabemos que distancia é igual ao tempo gasto multiplicado pela velocidade, isso é intuitivo se andarmos rápido gastamos menos tempo para realizar um percurso, se andarmos devagar gastamos mais tempo, portanto a única coisa que precisamos saber é qual a velocidade do som.
A velocidade do som depende de qual meio ele está propagando, na água essa velocidade chega a 1450m/s, no ar que é o nosso caso a velocidade do som é de 340m/s, com isso fica fácil saber qual distância o raio caiu é só contar quanto tempo se passou, quantos segundos a partir do momento em que enxergamos o relâmpago até o momento em que escutamos o som, pegamos este tempo  multiplicamos por 340m/s e sabemos a que distância em metros o raio caiu de nós.
Portanto sempre que escutar o barulho de um trovão não precisa preocupar, com certeza, o raio não vai te atingir, pois ele caiu a uma distância considerável de você, e a partir de agora sempre que ver um relâmpago se quiser saber a distância dele de você é só contar os segundos e multiplicar pela velocidade do som, muito fácil em e nada de susto a partir de agora.

Seguidores

Link